A África e o Brasil construíram ao
longo da História uma relação extremamente próxima. O tráfico de escravos
transatlântico trouxe da África para o Brasil, milhões de africanos, de
diferentes etnias da África Central (Congo e Angola), da África Ocidental (Nigéria,
Togo, Benin, Gana, Costa do Marfim) e da África Oriental (Moçambique). Um fluxo
permanente ao longo 350 anos, somando mais de 5 milhões de africanos. Essas
pessoas introduziram no Brasil, técnicas e conhecimentos sobre a agricultura e
pecuária tropical, mineração, siderurgia, carpintaria, construções, artesanato,
culinária, danças, músicas, línguas, tradições e religiões que foram sendo
reelaboradas em território brasileiro.
A África está presente em inúmeras
manifestações da cultura brasileira, exercendo uma decisiva influência sobre a
nossa identidade e cultura.
Sob a influência de uma visão
eurocêntrica carregada de preconceitos e estereótipos e as notícias quase
sempre negativas da África, nos meios de comunicação reforçam o imaginário de
um continente marcado pela fome, miséria, doenças, conflitos, guerras. A
proposta do projeto AFRO LEONOR é promover na escola um estudo, uma pesquisa
sobre a África procurando romper e superar as visões marcadas por estigmas,
estereótipos e preconceitos, e ao mesmo tempo, descobrindo as influências e a
presença africana na cultura brasileira.
OBJETIVOS
O desenvolvimento do estudo, reflexão,
práticas e ação sobre os diferentes aspectos da Educação das Relações
Étnico-Raciais.
Promover na escola o estudo, reflexão
e pesquisa sobre diferentes aspectos da História e da História e Cultura
Africana e Afro-Brasileira.
Percepção crítica das relações sociais
discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira;
Contribuir para a construção de uma
Cultura da Paz, baseada na tolerância, na igualdade dos diferentes, no respeito
aos Direitos Humanos e a noção da cidadania compartilhada.
Fortalecimento das práticas coletivas
e interdisciplinares no interior do corpo docente.
Estabelecer um diálogo com as
Diretrizes Curriculares, com as referências sobre as relações étnicas raciais.
Contribuir com a construção do projeto
politico pedagógico da escola.
Realização de um evento, AFRO
LEONOR,
uma mostra dos resultados do estudo e da pesquisa realizada.
Contribuir para a construção da
identidade étnica e cultural (individual e coletiva). Reconhecer a diversidade
étnica e cultural da sociedade brasileira.
Compreender e valorizar as
manifestações culturais afro-brasileiras. Identificar, criticar e repudiar
todas as formas de relações preconceituosas, discriminatórias e excludentes.
Estimular atitudes de respeito,
tolerância e solidariedade. Compreender a história do negro, da África e da
escravidão contemporânea.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Promover a compreensão de história
africana que possibilite a compreensão do Brasil, explicando as contribuições
significativas dos africanos para a construção da sociedade brasileira.
Compreender a dinâmica histórica das
sociedades africanas nos aspectos econômicos, sociais e culturais.
Uma história que destaque as
aquisições tecnológicas, políticas, econômicas e sociais das sociedades
africanas.
Estimular o estudo da África através
de imagens.
Romper com as visões estereotipadas do
continente africano.
Conhecer a História do Brasil sob uma
perspectiva da trajetória do negro.
Organizar os acervos da escola sobre a
História e Cultura da África, História e Cultura Afro-Brasileira e Relações
Étnica-Raciais.
Contribuir para a elaboração de
planejamentos e projetos que desenvolvam temáticas relacionadas às questões
étnico-raciais, pluralidade cultural, preconceito e discriminação, História e
Cultura Afro-Brasileira e Africana, Geografia da África, História da Diáspora
Negra e da Escravidão e a História do Negro.
Introduzir no currículo escolar
fundamentos da história e geografia da África. O conhecimento sobre os
diferentes aspectos do continente africano: relevo, hidrografia, clima, biomas,
biodiversidade, sistema de comunicação e transportes, recursos naturais,
agricultura, diversidade étnica cultural, religiosa.
Estudo da iconografia da História e
Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Utilizar os recursos das tecnologias
da informação e da comunicação nas propostas, planejamentos e projetos de
ensino e aprendizagem da temática étnica.
Compreensão e significação dos
diferentes acontecimentos e processos atuais do continente africano.
Reconhecer a presença africana na
literatura, na música, na criatividade, na forma de viver, de pensar, de andar,
de dançar, de falar, de rir, de rezar e de festejar a vida.
Proporcionar dentro do espaço da Hora
Projeto (HP) momentos de estudo e reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da
Educação das Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira e
Africana.
Realização de uma mostra sobre cultura
africana e afro-brasileira no mês de novembro.
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