terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Projeto AFRO LEONOR





A África e o Brasil construíram ao longo da História uma relação extremamente próxima. O tráfico de escravos transatlântico trouxe da África para o Brasil, milhões de africanos, de diferentes etnias da África Central (Congo e Angola), da África Ocidental (Nigéria, Togo, Benin, Gana, Costa do Marfim) e da África Oriental (Moçambique). Um fluxo permanente ao longo 350 anos, somando mais de 5 milhões de africanos. Essas pessoas introduziram no Brasil, técnicas e conhecimentos sobre a agricultura e pecuária tropical, mineração, siderurgia, carpintaria, construções, artesanato, culinária, danças, músicas, línguas, tradições e religiões que foram sendo reelaboradas em território brasileiro.

A África está presente em inúmeras manifestações da cultura brasileira, exercendo uma decisiva influência sobre a nossa identidade e cultura.

Sob a influência de uma visão eurocêntrica carregada de preconceitos e estereótipos e as notícias quase sempre negativas da África, nos meios de comunicação reforçam o imaginário de um continente marcado pela fome, miséria, doenças, conflitos, guerras. A proposta do projeto AFRO LEONOR é promover na escola um estudo, uma pesquisa sobre a África procurando romper e superar as visões marcadas por estigmas, estereótipos e preconceitos, e ao mesmo tempo, descobrindo as influências e a presença africana na cultura brasileira.




OBJETIVOS

O desenvolvimento do estudo, reflexão, práticas e ação sobre os diferentes aspectos da Educação das Relações Étnico-Raciais.

Promover na escola o estudo, reflexão e pesquisa sobre diferentes aspectos da História e da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.

Percepção crítica das relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira;

Contribuir para a construção de uma Cultura da Paz, baseada na tolerância, na igualdade dos diferentes, no respeito aos Direitos Humanos e a noção da cidadania compartilhada.

Fortalecimento das práticas coletivas e interdisciplinares no interior do corpo docente.

Estabelecer um diálogo com as Diretrizes Curriculares, com as referências sobre as relações étnicas raciais.

Contribuir com a construção do projeto politico pedagógico da escola.



Realização de um evento, AFRO LEONOR, uma mostra dos resultados do estudo e da pesquisa realizada.

Contribuir para a construção da identidade étnica e cultural (individual e coletiva). Reconhecer a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira.

Compreender e valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras. Identificar, criticar e repudiar todas as formas de relações preconceituosas, discriminatórias e excludentes.

Estimular atitudes de respeito, tolerância e solidariedade. Compreender a história do negro, da África e da escravidão contemporânea.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover a compreensão de história africana que possibilite a compreensão do Brasil, explicando as contribuições significativas dos africanos para a construção da sociedade brasileira.

Compreender a dinâmica histórica das sociedades africanas nos aspectos econômicos, sociais e culturais.

Uma história que destaque as aquisições tecnológicas, políticas, econômicas e sociais das sociedades africanas.

Estimular o estudo da África através de imagens.

Romper com as visões estereotipadas do continente africano.

Conhecer a História do Brasil sob uma perspectiva da trajetória do negro.

Organizar os acervos da escola sobre a História e Cultura da África, História e Cultura Afro-Brasileira e Relações Étnica-Raciais.

Contribuir para a elaboração de planejamentos e projetos que desenvolvam temáticas relacionadas às questões étnico-raciais, pluralidade cultural, preconceito e discriminação, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Geografia da África, História da Diáspora Negra e da Escravidão e a História do Negro.

Introduzir no currículo escolar fundamentos da história e geografia da África. O conhecimento sobre os diferentes aspectos do continente africano: relevo, hidrografia, clima, biomas, biodiversidade, sistema de comunicação e transportes, recursos naturais, agricultura, diversidade étnica cultural, religiosa.

Estudo da iconografia da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Utilizar os recursos das tecnologias da informação e da comunicação nas propostas, planejamentos e projetos de ensino e aprendizagem da temática étnica.

Compreensão e significação dos diferentes acontecimentos e processos atuais do continente africano.

Reconhecer a presença africana na literatura, na música, na criatividade, na forma de viver, de pensar, de andar, de dançar, de falar, de rir, de rezar e de festejar a vida.

Proporcionar dentro do espaço da Hora Projeto (HP) momentos de estudo e reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da Educação das Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Realização de uma mostra sobre cultura africana e afro-brasileira no mês de novembro.






BIBLIOGRAFIA DE SUPORTE

ADHEMAR e MARQUES, Col Pelos Caminhos da História, Ensino Médio, Vols 01, 02, 03, Editora Positivo, Curitiba, 2005.

AQUINO, Julio Groppa (org). Diferenças e Preconceitos na Escola – alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus Editorial, 3a ed. 2001.

Araújo, Joel Zito. A Negação do Brasil – O Negro na Telenovela Brasileira. São Paulo, Editora Senac, 2000.

ARAUJO, Ulisses F. & AQUINO, Julio Groppa. Os Direitos Humanos na Sala de Aula – a ética como tema transversal. Col educação em pauta. São Paulo, Editora Moderna, 2002.

Caminhos Percorridos: Discussões realizadas no Grupo de formação de História da Rede Municipal de ensino de Campinas: 2011 e 2012 – Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Educação. Organização: Antônio Carlos Rodrigues de Moraes. – Campinas, SP, 2013.
CASHMORE, Ellis. Dicionário de Relações Étnicas e Raciais. São Paulo, Selo Negro, 2000.

CAVALEIRO, Eliane (Org.). Racismo e Anti-Racismo na Educação (Repensando Nossa Escola), São Paulo, Selo Negro, 2001.

CLARO, Regina. Olhar a África: fontes visuais para sala de aula. 1a ed, São Paulo, Hedra Educação, 2012.

Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação de Jovens e Adultos – Anos Finais: um processo contínuo de reflexão e ação: Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Educação, Departamento Pedagógico/Assessoria de Currículo e Pesquisa Educacional. – Campinas, SP, 2013.

Diretrizes curriculares da educação básica para o ensino fundamental e educação de jovens e adultos anos finais: um processo contínuo de reflexão e ação / Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Educação, Departamento pedagógico; organização e coordenação: Heliton Leite de Godoy. -- Campinas, SP: Millennium Editora, 2010.


DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, SEPPIR/MEC, Brasília, 2004.

EDUCAÇÃO, AFRICANIDADES BRASIL, SECAD/MEC, Brasília, 2008.

FELINTO, Renata (org). Culturas Africanas e Afro-Brasileiras em sala de aula. Belo Horizonte, Fino Traço, 2012.

GALLO, Silvio e Souza, Regina Maria de (Orgs). Educação do Preconceito – Ensaios sobre poder e resistência. Campinas, Alínea Editora, 2004.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Classes, Raças e Democracia. São Paulo, Editora 34, 2002.

HEYWOOD, Linda M. (org). Diáspora Negra no Brasil. 1aed, São Paulo, Contexto, 2009.

HERNÁDEZ, Fernando., VENTURA, Montesserat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: O Conhecimento é um Caleidoscópio. Porto Alegre, RS: ARTMED, 5ª ed, 1998.

HERNÁDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: Os projetos de trabalho. Porto Alegre, RS: ARTMED, 1998.

HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula, visita à história contemporânea. 2a ed, São Paulo, Selo Negro, 2008.

LOPES, Nei. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo, Selo Negro, 2006.

LOPES, Nei. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo, Selo Negro, 2004.

Lopes, Nei. História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. São Paulo, Barsa Planeta, 2003.

LOPES, Nei. Novo Dicionário Banto no Brasil. Rio de Janeiro, Pallas, 2003.

LOPES, Nei. O Racismo explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro, Agir, 2008.

KI-ZERBO, Joseph. História da África Negra – II. 3a ed. Portugal, Publicações Europa-América, 2002.

MACEDO, José Rivair. História da África. 1a ed. São Paulo, Contexto, 2015

MUNANGA, Kabengele. Origens Africanas do Brasil Contemporâneo: histórias, línguas culturas e civilizações. São Paulo, Global, 2012.

MUNANGA, Kabengele. Para Entender o Negro no Brasil de Hoje: História, Realidade, Problemas e Caminhos. São Paulo, Ação Educativa, 2004.

OLIVA, Anderson Ribeiro. A História da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática. Estudos Afro-Asiáticos, Ano 25, no 3, 2003, pp. 421-461

PRANDI, Reginaldo. Ifá, o Adivinho. São Paulo Companhia das Letrinhas, 2003

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo Companhia das Letras, 10ª .ed., 2008

PRANDI, Reginaldo. Xangô, o trovão. São Paulo Companhia das Letrinhas, 2003.

PRIORE, Mary Del e Venâncio, Renato Pinto. Ancestrais – uma introdução a história da África Atlântica, Rio de Janeiro, Elsevier Editora e Campus Editora, 2004.

SANTOS, Gislene Aparecida dos. A Invenção do Ser Negro. Rio de Janeiro, Pallas, 2006.

SERRANO, Carlos. Memória d África: a temática africana na sala de aula. 2aed. São Paulo, Cortez, 2008.

SILVA, Alberto da Costa e. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro, Agir, 2008.

SILVA, Alberto da Costa e. A Manilha e o Libambo: A África e a escravidão de 1500 a 1700. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2002.

SILVA, Alberto da Costa e. Imagens da África, da Antiguidade ao século XIX. 1aed. São Paulo, Peguin, 2012.

SILVA, Alberto da Costa e. Um Rio Chamado Atlântico: África no Brasil e Brasil na África. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, UFRJ, 2003.

SOUZA, Marina de Melo e. África e Brasil Africano. São Paulo, Editora Ática, 2004.



Nenhum comentário:

Postar um comentário