A
Secretaria Municipal de Ensino de Campinas e o Programa Pesquisa e Conhecimento
na Escola – PESCO realizam nesta quarta-feira, 23 de outubro, nas dependências da
Arena Raphael di Santo, das 8 às 17 horas, o V Fórum Estudantil de Pesquisa –
FEP 2019. A EMEF Leonor Savi Chaib participa do evento com a pesquisa-projeto: “PONTOS TURÍSTICOS E ESTADOS DE CONSERVAÇÃO”,
desenvolvido pelas professoras Karen Silva e Sezília Toledo com os alunos do 4º
ano A e 3º ano A, período da manhã. Segundo as professoras Karen e Sezília o trabalho
com pesquisa deve ser iniciado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental
para que as crianças adquiram prazer e desenvolvam ainda mais sua curiosidade a
respeito da realidade que as cerca.
O
projeto definiu como seus principais objetivos:
Explorar
por meio da literatura e mapas os pontos turísticos da cidade de Campinas;
Visitar
alguns locais turísticos da cidade;
Realizar pesquisa de campo por meio de
entrevistas a frequentadores do local com foco no estado de conservação do
local e atrações;
Tabular
as entrevistas em relação ao estado de conservação dos pontos turísticos
visitados e realizar comparação entre os dados obtidos dos diferentes locais;
Produzir
trabalhos em grupos e/ou individuais a respeito das pesquisas e estudos do meio
realizados;
Refletir
sobre o que é uma cidade ideal e os aspectos negativos e positivos da nossa
cidade.
Desenvolvimento
Visitamos
3 locais da cidade de Campinas: Parque das Águas, Parque Portugal (Taquaral) e
Pedreira do Chapadão e fizemos a tabulação dos dados coletados. Os alunos
demonstram total interesse e engajamento. Acreditamos que o impacto na
aprendizagem dos alunos tem sido extremamente significativo, porque, através da
pesquisa, dos trabalhos de equipe, da comunicação, eles tornaram-se
protagonistas e não simples receptores de conteúdos prontos. Consideramos que
nossos objetivos foram amplamente atingidos através das pesquisas, dos estudos
do meio e das reflexões realizadas a partir deles.
Já
podemos observar como resultados parciais o total envolvimento dos alunos e o aprofundar
o perfil do aluno pesquisador.
PESCO
O
Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO) foi criado para apoiar o
trabalho dos professores de nossa rede no desenvolvimento da postura
investigativa dos alunos para pesquisa e discussão dos temas que perpassam suas
realidades locais.
O
PESCO oferece anualmente um curso com o objetivo de trabalhar a pesquisa
científica com professores e alunos de forma articulada com o Projeto
Pedagógico de cada unidade escolar, trazendo subsídios teóricos e orientações
práticas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa na escola.
O
curso tem carga horária de 140 horas com atividades on-line e dois encontros
presenciais. O nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é feito em moodle,
e é nele que as atividades são feitas semanalmente, lançando mão de recursos
audiovisuais e fóruns temáticos para a troca de informações e ideia entre os
cursistas.
Como
parte do Programa, realizamos dois eventos principais: o Seminário de Pesquisas
em Andamento, em meados de setembro, para o qual os professores são convidados
a socializar seus projetos ainda em desenvolvimento; e um Fórum Estudantil de
Pesquisa (FEP), ao final do ano, com a participação de alunos e professores
apresentando os resultados da pesquisa realizada durante o ano letivo.
No
FEP há a integração de alunos e educadores em ambiente organizado especialmente
para discussão do conhecimento gerado, proporcionando visibilidade e
valorização dos trabalhos desenvolvidos nas escolas.
Parabéns pelo belo trabalho desenvolvido...
ResponderExcluir