quarta-feira, 10 de abril de 2019

Debate sobre os Bandeirantes no 5° Ano A



Atuação dos Bandeirantes é analisada pelos alunos do 5° Ano A

Os alunos do 5° Ano A, ciclo II, orientados pela professora Carolina de Mattos Spagnol, estão desenvolvendo uma nova estratégia para aprender determinados conteúdos, o ápice dessa trajetória é a sessão de julgamento, onde o veredicto final é estabelecido sobre um determinado problema.

Na última quarta-feira, dia 10 de abril, a turma analisou a questão sobre a atuação dos Bandeirantes, durante o período colonial brasileiro, heróis ou vilões, qual o papel desempenhado por esses polêmicos personagens da história do Brasil.

A turma foi dividida em três grupos principais, nesse caso, o primeiro grupo deveria buscar evidencias e argumentos para defender a atuação heroica dos Bandeirantes, um segundo grupo deveria procurar elementos que comprovasse os aspectos negativos das atividades realizadas pelos Bandeirantes e um terceiro grupo, a equipe de juízes, teve a responsabilidade de analisar os argumentos de cada grupo e estabelecer uma “sentença final”.



Ao longo de três semanas os alunos realizaram um intenso trabalho de pesquisa, consultaram livros, internet, realizaram diferentes leituras, realizaram entrevistas com os professores do ciclo III e IV, produziram textos e estabeleceram uma estratégia de defesa, reunindo argumentos, evidências, fatos que pudessem ajudar na hora do debate.

O exercício do diálogo, da exposição dos resultados da pesquisa, a missão de através da palavra, defender uma posição, um ponto de vista, uma versão dos fatos, possibilita o desenvolvimento de várias habilidades e competências.





Bandeirantes é a denominação dada aos exploradores e sertanistas do período colonial, que, atuaram principalmente ao longo dos séculos XVI e XVII, penetraram no interior do Brasil em busca de riquezas minerais, sobretudo o ouro e diamantes, capturavam indígenas para escravização, e foram recrutados para o extermínio de quilombos. Contribuíram, em grande parte, para a expansão territorial do Brasil além dos limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas, ocupando o Centro Oeste e o Sul do Brasil. Os bandeirantes foram os descobridores do ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.


Estátua de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, em Goiânia



2 comentários: